Corte à Laser - Dicas

Relacionamos algumas dicas para que seus desenhos e projetos apresentem a qualidade que você precisa e possam atender suas expectativas. Caso você apresente alguma outra dúvida, não hesite entrar em contato conosco.

  • FAÇA UM PROTÓTIPO

Acertar de primeira não é tão fácil quanto pode parecer. Seu produto ou desenho não será perfeito imediatamente. Você precisará desenvolver um ou outro protótipo para testar as características desejadas e realizar os ajustes necessários. Assim, procure desenvolver seus projetos aos poucos, identificando os elementos mais importantes, eventuais conexões etc, antes de produzir as peças; isso vale especialmente se você for utilizar peças interligadas e/ou dependentes.

Quando você estive totalmente familiarizado com o projeto é hora de colocá-lo em prática.

  • IMPRIMA SEUS DESENHOS

Assim como você, nós também temos preocupação com a ecologia e o futuro do planeta; mas nesse caso é melhor não economizar. Utilize papel reciclado e imprima todo o seu projeto. Com isso, você poderá visualizar seus desenhos, verificar tamanhos e ter uma ideia razoável de como será o resultado final. Aproveite e ajuste seu desenho com as espessuras e tamanhos reais do seu projeto final; isso lhe dará uma dimensão privilegiada sobre seu trabalho.

  • A PALAVRA DE ORDEM: CUSTOS

O corte à laser é uma ferramenta valiosa para qualquer designer e/ou projetista. Lembre-se que o Laser trabalha com diferentes velocidades e potências para cada tipo de material. Tenha em mente que quanto mais grosso for o material utilizado, maior será o tempo de execução e isso impactará nos custos do seu projeto. Linhas retas são cortadas mais rapidamente do que as curvas; dessa forma, procure compartilhar as linhas de corte, ou seja, se você tem objetos em linhas paralelas, procure colocá-los lado a lado, e remova uma das linhas para não ficarem sobrepostas. Se você optar por gravação à laser, lembre-se que o que é preto (ou tons de cinza) é gravado e o que é branco, não tem queima com o laser. Procure assim, identificar seu desenho adequadamente para que a queima ou o corte não seja redundante.

  • FAÇA SEU DESENHO COM UMA MOLDURA EM VOLTA DELE

Uma moldura em volta do desenho pode ajudar a representar o tamanho real do material a ser cortado. É evidente que isso pode variar, de material para material, ainda assim, utilizando-se de uma moldura, você saberá que tudo o que for cortado dentro dela, terá a qualidade impecável do laser.

  • PRESTE ATENÇÃO NA ÁREA DO CORTE

Quando o corte à laser é realizado, ele queima aproximadamente de 0,2mm do material cortado. Isso significa que você deverá pensar nisso quando desenhar. Desenhos que apresentem distâncias menores de 1mm entre uma linha e outra, poderão ser queimados danificando seu projeto. Atente-se à esse detalhe e deixe as distâncias entre as linhas pouco maior do que 1,5mm. Caso você deixe essa distância menor, talvez o projeto possa apresentar eventuais fragilidades ou mesmo não apresentar condições para sua execução.